Workshop de criatividade e animação para crianças

Edição realizada para o serviço educativo
do Teatro Municipal da Guarda (TMG)

Conceito

Proposta de abordagem da Arte Contemporânea para crianças.

No workshop “Pedras Vivas” as crianças exploram o mundo inanimado que as rodeia através das artes plásticas, multimédia e interactivas , dando vida a um conjunto de pedras com as suas próprias expressões faciais.

As suas capacidades de expressão e comunicação são desenvolvidas de forma lúdica e pedagógica através da experimentação de técnicas que vão da fotografia ao vídeo , do estático ao interactivo , criado laços criativos entre a instalação física e virtual.

Após fazerem o registo fotográfico e vídeo das suas expressões faciais manipulam as mesmas com uma plataforma interactiva desenvolvida para o efeito.

Com projecções vídeo em tempo real sobre as pedras, fascínio e a magia definem esta fase do workshop em que cada pedra inanimada se torna viva com as expressões faciais de cada um dos participantes, criando uma noção de humanização do não humano tal como sempre aconteceu nas culturas animistas. O mundo inanimado ganha vida e as crianças encontram novos estímulos na arte e na natureza .

No final do workshop é feita uma impressão “tipo postal” para cada criança levar consigo a sua “Pedra Viva”, e um vídeo dos registos para exposição.

Objectivos :

1. Descoberta da Arte : ensinar a cada criança, através de uma aproximação única e individualizada, a descobrir a Arte sob um outro aspecto, despertando o seu interesse. A Arte está ao alcance de cada uma delas.

2. Puxar pela imaginação : Desenvolvimento do espírito de criação das crianças, elaborando personagens (as Criaturas), histórias, e os seus mundos.

3. Aspecto lúdico: Manipulação de fotografias e vídeos através da aplicação interactiva que lhes dá uma grande liberdade criativa.

Informações técnicas :

Destinatários: público infanto-juvenil dos 6 aos 12 anos.

Lotação : 16 crianças por sessão (aprox.)

Duração: 6 horas por sessão (3h de manhã + 3h à tarde) com 1h a 2h de intervalo.

Sessões :
A duração das sessões está prevista ser de 3 horas, permitindo a integração das crianças na actividade e terem tempo suficiente para obterem alguns resultados mas sem as cansar.

Requisitos de aptidão das crianças: não é pedida nenhuma aptidão especial às crianças, visto o workshop não assentar na faculdade de saber desenhar e a aprendizagem no domínio dos computadores, da fotografia e do vídeo ser feita a partir do zero, com aplicações simples desenvolvidas para o efeito.

Adaptabilidade do atelier : sendo o workshop muito flexível, é possível ter outra duração / lotação estudado a pedido da entidade acolhedora.

Fotografias :

Os participantes a filmarem-se
uns aos outros

o material é fotografado


resultado de um participante através da aplicação interactiva



resultado de um participante através da aplicação interactiva


a projecção vídeo de um participante na pedra

 

a projecção da sua ilustração/máscara

 

 

 

todos os participantes e os 2 artistas monitores com as suas ilustrações